Empresas Familiares

Soluções de gestão e profissionalização
para pequenas e médias empresas

É fato que o Brasil é um país de empreendedores, e também que as famílias brasileiras estão diretamente ligadas ao ambiente de pequenas e médias empresas, sendo que cerca de 90% de todas as empresas em operação no Brasil hoje são familiares.

De forma geral, em 5 anos mais de 60% das empresas abertas no Brasil fecham suas portas, seja por falta de um plano de negócios bem feito, de uma análise de mercado mais criteriosa, ou mesmo por questões societárias e familiares que podem afetar a continuidade da empresa.

Os desafios são grandes e a competição é intensa. Entendemos que ter uma empresa profissional e estruturada, com processos ágeis e bem definidos, além de uma cultura de foco no cliente pode significar não só sobrevivência, como também a prosperidade do negócio.

 

Nossos serviços:

Profissionalização da gestão
Implantação de Governança Corporativa
Sucessão

Profissionalização da gestão

É importante estruturar a gestão para que a liderança da empresa não seja sobrecarregada com tarefas e questões operacionais. É preciso criar espaço na agenda para pensar e planejar. O desenvolvimento de um planejamento estratégico para implantar a cultura de metas e resultados passa pela revisão de toda a estrutura da empresa - custos, preços, operação, logística, financeiro e alta administração. E claro, a preparação da empresa para expandir seus negócios com agilidade e controle passa pela correta execução de uma plano bem desenvolvido.


Governança Corporativa

Uma das ferramentas mais importantes para a gestão de empresas familiares é a governança corporativa, que envolve as regras, os processos e as práticas da organização. A governança auxilia nas tomadas de decisão para direcionar os esforços e atingir as metas desejadas; e deve ser considerada como um processo primordial para o desenvolvimento da empresa, com o fim de evitar desgastes entre familiares pelas demandas e conflitos relacionados ao negócio. 

Quando o líder da família - ou o proprietário da empresa - compreende que cada pessoa tem sua função e seu papel dentro da organização, a governança corporativa oferece um sistema em que é possível aumentar o potencial dos resultados que serão gerados com a sua implementação, quando se entende que as figuras do controlador, do gestor e do membro familiar são diferentes.

Além disso, a governança corporativa possibilita o acompanhamento de tudo o que é feito à distância. Com isso, o sócio/gestor ganha tempo e tem a segurança de estar sempre ciente de todos os passos e de suas respectivas prestações de contas.


Sucessão

O pensamento a longo prazo também envolve a sucessão para os herdeiros. Manter a saúde da empresa e dar continuidade ao trabalho desenvolvido exige um planejamento eficiente, detalhado e personalizado, aliado a uma execução robusta e alinhada aos interessas familiares.

Historicamente no Brasil, cerca de 70% das empresas familiares não sobrevivem à sucessão do fundador. Em mais detalhes, apenas 5% são capazes de continuar até a terceira geração. A ausência de profissionalização na administração e os conflitos internos são apenas alguns dos fatores que favorecem o fracasso empresarial.

A gestão profissional e a administração de conflitos são primordiais para uma transição realizada com sucesso. Seja para realinhar os interesses divergentes entre os familiares, auxiliar a empresa a abraçar as inovações e mudanças exigidas pelo mercado, resolver eventuais disputas por dinheiro ou poder e organizar a estrutura para que os familiares interessados e capacitados tenham cargos e funções definidas na empresa, a consultoria se torna fundamental.


Page was designed with Mobirise site templates